sábado, 27 de agosto de 2011

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA

Projeto de Leitura e Escrita - Formando Leitores
Cientela: alunos de Educação Infantil e Fundamental I
Período: durante o ano letivo de 2011





JUSTIFICATIVA

Nós educadores, comprometidos com a educação, estamos sempre buscando situações de aprendizagem que ajudem nossos educando a se descobrirem cidadãos do mundo. Para isso devemos trabalhar buscando desenvolver potencialidades, formar competências, favorecer oportunidades, a fim de que nossos alunos adquiram autonomia progressiva para construírem novos conhecimentos.
Considerando as grandes dificuldades que os alunos têm demonstrado na leitura e na escrita, o que comprovam pesquisas realizadas, são causas decisivas dos baixos rendimentos de aprendizagem, é indispensável que sejam priorizados ao longo do ano letivo projetos voltados para desenvolver gosto, o interesse e a aprendizagem da leitura e da escrita, contribuindo com mudanças significativas na qualidade do ensino. Sendo assim, se faz necessário a elaboração de um projeto que priorize a leitura e a escrita, tendo em vista serem elas uma “janela aberta para o conhecimento do mundo”, justifica-se um trabalho de incentivo cada vez mais crescente, contínuo e permanente em toda sua diversidade.
O processo de alfabetização de uma maneira geral tem sido bastante discutido por vários teóricos preocupados com a aprendizagem das crianças. Eles defendem a importância de ver a criança não como uma tabula rasa, ou como adulta em miniatura, mas como um ser em construção, sendo importante considerar a sua maturação emocional e intelectual. A escola também tem o seu papel importante no desenvolvimento do sujeito para a transformação, a formação crítica reflexiva da sua realidade. Neste contexto deve-se estimular o conhecimento da criança buscando o seu aprendizado orientado pelos estágios de desenvolvimento em que as mesmas estão inseridas.
Segundo Ferreiro (2001, p25):
As crianças são facilmente alfabetizáveis desde que

descubram, através de contexto sociais funcionais,
que a escrita é um objeto interessante que merece
ser conhecido.

A leitura proporciona autonomia, além da junção de letras, da decifração de imagens. Ela é o testemunho oral de nossas percepções e de nossas ações. Enquanto que a escrita é um registro de informações que proporciona a construção de nossos conhecimentos, é por meio dela que deixamos nossas marcas registradas no tempo.
Através desse projeto evidencia-se que a leitura e a escrita são instrumentos básicos para o ingresso e a participação na sociedade em que vivemos. Instrumentos esses necessários para a compreensão e a realização da comunicação do homem na sociedade contemporânea. Por isso a aprendizagem deve ser vista não como um processo mecânico, por repetição ou memorização, mas sim, como processo de busca, interatividade e descobrimento. A escola, a família e a sociedade devem está voltadas para cada conquista da criança, dando estímulo, instigando-a, rompendo barreiras e aprendendo mais.

OBJETIVO GERAL
Desenvolver a aprendizagem leitora, reconhecendo a leitura e a escrita como fonte de prazer e de conhecimento de mundo, favorecendo oportunidades de crescimento de autonomia, ampliando a consciência e o exercício da cidadania.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Despertar a curiosidade para a leitura de diversos gêneros literários;
- Estimular o gosto pela leitura e a escrita na construção de novos conhecimentos;
- Envolver os alunos nas dinâmicas do projeto, transformando-os em leitores de seus próprios
textos;
- Incentivar e apoiar os alunos nas suas produções literárias e artísticas, favorecendo o seu
desenvolvimento cultural;
- Proporcionar momentos de lazer e descontração direcionados à aprendizagem de leitura e
Escrita.
CONTEÚDOS
- Relato de experiências vividas reconto de histórias com aproximação das características da história original no que se refere a descrição de personagem, cenários e objetos.
- Observação e leitura de diversos tipos de textos e gêneros como: livros, revistas, histórias em quadrinho, folhetos, jornais, rótulos, poemas, cartas, bilhetes, propagandas, etc. ainda que de maneira não convencional.
- Reconhecimento e escrita (com e sem o auxilio de modelo) do próprio nome.
- Identificação de todas as letras do alfabeto em textos e atividades diversificadas associando-as aos valores sonoros convencionais.
- Produção de texto individuais e / ou coletivos com ajuda do professor-escriba que organiza o texto que vai sendo construído oralmente pela turma.
- Leitura e interpretação de gravuras de obra de arte.
- Utilização da leitura como fonte de prazer e entretenimento e a comunicação.
- Registro dos numerais nos diferentes contextos em que se encontram.
- Produção e resolução de situações problemas relacionado a quantidade.
- Leitura e escrita dos numerais.
- Representação através da escrita situações apresentadas com objetos.
- Leitura de letra musical a serem cantadas.
- Criação de pequenas canções a partir de outra já existente.
- Observação e relato da paisagem local (rios, vegetação, açudes, campos, montanha, etc.)
- Leitura e escrita sobre os diversos tipos e características de animais e vegetais por meio de sua criação e cultivo.
- Leitura de textos relacionados à saúde e ao bem estar individual e coletivo.

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