segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Projetos e suas Características

Na sociedade do conhecimento e da tecnologia, torna-se necessário repensar o papel da escola, mais especificamente com relação ao ensino e aprendizagem. Para isso requer uma nova forma de pensar e agir para lidar com rapidez de informações do conhecimento. O trabalho com projetos potencializa a articulação entre áreas do conhecimento de forma integrada. Do ponto de vista da aprendizagem, o trabalho por projeto possibilita ao aluno a contextualização de conceitos e estratégias, bem como estabelecer relações significativas com o conhecimento.
Segundo Fazenda, a interdisciplinaridade representa a interação entre as disciplinas, favorecendo ao aluno à integração de aprendizagem. Ela enfatiza que a interdisciplinaridade se dá sem que haja perda da identidade das disciplinas. Para Maria Elizabeth, é preciso não confundir atividade temática com projeto. Projeto é um esboço de algo que deseja atingir. È aberto e flexível ao novo. Ele pode partir de questões relacionadas a uma única área do conhecimento e, em seu desenvolvimento, ir se abrindo e articulando conceitos de outras áreas. O professor precisa ter clareza de sua intencionalidade e também do que o aluno está se propondo a desenvolver. Ela afirma que nem todas as atividades escolares necessariamente serão trabalhadas com projetos. Há momentos que o professor precisa dar uma aula interativa, fornecendo informações ao aluno.


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