segunda-feira, 22 de agosto de 2011

PROJETO DE VIDA

Para o professor Nilson José Machado, projeto é lançar para o futuro, com orientação. É a busca pelo que se pretende ser e conhecer. É a procura por respostas para uma interrogação que provoca interesse e incomoda.
Segundo Machado, o conceito de projeto vem d um pensador espanhol, Ortega Y Gasset, que falava de faturação - termo que pode ser entendido como lançar-se sempre para o futuro. Entende-se por projeto um modo de agir do ser humano que define quem ele pretende ser e como se lançar em busca de metas.
Para o professor, os projetos podem ser considerados em diversas escalas. No âmbito escolar os projetos devem estar ligados ao conceito de cidadania. “A ideia de cidadania está articulada com a ideia de projeto, de metas pessoais ligadas a uma meta coletiva”.
A ideia de Machado é que todo trabalho se chama projeto, mas nem tudo são realmente projetos. Alguns são chamados de trabalhos.
“A essência do projeto é a incerteza de sua realização”. Num projeto deve sempre existir o risco, mas não a impossibilidade. A existência de um projeto está ligada a dúvida, ao estudo e a uma meta em aberto.
Para Machado, os projetos não precisam estar presos apenas a pesquisas de assuntos sofisticados para despertar o interesse e a criatividade dos estudantes. O projeto, portanto, tem que envolver uma dúvida sincera. “O conhecimento para a criança dentro da sala de aula está sendo criado continuamente. O projeto não se trata de um teatro, de uma falsificação, mas de colocar o foco na criação”.
Para o professor, os projetos são uma ferramenta pedagógica a mais e não substituem a aula no seu sentido mais tradicional. “A tragédia na escola acontece quando a aula é o único espaço de convívio, desenvolvimento e troca de conhecimentos, deve haver muitos espaços. Alguns maiores, outros menores que a sala de aula”. Deve haver espaços para interação pessoal entre alunos e educador sem que sejam espaços de contato com hora marcada. “Tem que ser um espaço natural de convivência.” Para isso, Machado defende ser necessário criarem-se condições de trabalho para o professor. E que os estudantes que passaram no vestibular tinham conteúdo, mas não tinham projeto, estavam despreparados para tomar grandes decisões. “As escolas deveriam parar de propagandear quantos alunos colocam na faculdade, para mostrar quantos deles se formam. Aí sim estarão mostrando que realmente prepararam bem os estudantes. Uma escola precisa ser avaliada pela formação que dá e não por quantos estudantes coloca no curso superior.”

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